Home/Blog/Como Fazer a Lista de Convidados do Casamento

Como Fazer a Lista de Convidados do Casamento

Olá, Noivinha! Tudo bem? Vamos falar sobre algo que deixa muitos noivos com os nervos alterados? A lista de convidados do casamento! Na hora de listar os convidados da celebração, muitos noivos acabam passando por diversos momentos de estresse.

Afinal, essa não é uma tarefa fácil. É uma missão árdua que sempre levanta muitas dúvidas, perguntas e indecisões.

Mas, o importante é sempre manter os pés no chão, o casal e a família estarem em sintonia e estabelecer critérios, que no final, tudo dá certo!

 

Como fazer a lista de convidados?

 

ANTECEDÊNCIA

A lista de convidados deve ser uma das primeiras providências a serem tomadas. É a partir dela que você poderá determinar o buffet e o espaço da cerimônia e da festa ideais, questões que, também, são resolvidas no início do planejamento do seu casamento e dependem do número de pessoas.

 

POR ONDE COMEÇAR

Comece a montar a sua lista pelas pessoas mais importantes para o casal, aquelas que, de fato, participam da vida do casal, que tenham um significado real, como os familiares e amigos mais próximos.

Depois disso, você pode começar a considerar os outros parentes e outras pessoas do seu círculo social. Uma sugestão é montar a lista de convidados em ordem alfabética, assim, você evita repetir nomes e fica mais fácil na hora de conferir e procurar alguém.

 

ORÇAMENTO

É claro que todo casal gostaria de convidar vários amigos e familiares para estarem ao seu lado no grande dia, fazer aquela lista de convidados e se cercar de muita alegria, sem se preocupar com os custos.

Mas, infelizmente, nem sempre isso é possível e, para muitos, a lista tem que ser elaborada de acordo com um orçamento. Não tem jeito. Por isso, é muito importante que o casal tenha consciência do estilo de celebração que escolheu e estabeleça um limite máximo para o número de convidados. Lembrando que isso deve ser feito logo no início do planejamento!

Uma dica é começar por um número mais modesto, caso o casal perceba, mais adiante, que é possível aumentar essa quantidade estando dentro do orçamento, a lista pode aumentar.

E, além disso, considere que alguns fornecedores que serão contratados baseiam o seu preço de acordo com a quantidade de pessoas. Logo, quanto mais convidados, maiores os custos. Portanto, é essencial que o casal seja objetivo e racional nessa hora.

 

Erro comum! Atenção!

 

LISTAS SEPARADAS

Um erro muito comum praticado pelos noivos é fazer a lista inicial separadamente. Isso, com certeza, fará com que ela fique maior e, consequentemente, fora do orçamento planejado. Portanto, desde o início, faça a lista em conjunto, assim, ficará mais fácil reduzi-la, caso necessário.

Vale lembrar que não é obrigatório dividir igualmente o número de convidados entre os noivos, basta usar o bom sendo e entrar em um acordo.

 

OS CONVIDADOS DOS PAIS

Separe um número da lista de convidados para os seus – do casal – pais poderem convidar seus conhecidos. Isso é um gesto gentil e educado, que demonstra respeito e gratidão pelos pais, que, com certeza, querem mostrar aos seus amigos o orgulho e a felicidade pelos filhos.

É essencial limitar essa quantidade para que a sua lista não fique cheia de pessoas que você não conhece ou que não são do seu convívio. Assim, é importante explicar para os pais que as decisões devem ser feitas pelos noivos e que, também, existem as questões orçamentárias que estão envolvidas na elaboração da lista de convidados.

 

FAMÍLIA

Na hora de montar a lista de convidados do seu casamento, por ser uma celebração bastante pessoal, não existe a obrigatoriedade de convidar a sua família por completo. Aqueles membros que você não fala há muito tempo, não convive diariamente e não mantém contato, não precisam estar, primeiramente, na lista.

Além do mais, existe, ainda, a possibilidade de esses parentes acharem que estão sendo convidados apenas para aumentar o número de presentes, o que não seria agradável.

 

AMIGOS

Seguindo a linha de raciocínio dos membros da sua família, por mais que você tenha um grupo enorme de amigos, de diferentes núcleos, nem sempre, todos estão no convívio diário e efetivo do casal.

Ao fazer essa seleção, tenha em mente quem, de fato, vai estar ao seu lado para ajudar em algumas escolhas do seu casamento, para passar pelos momentos de ansiedade e são, realmente, próximos e não podem, de jeito nenhum, estar fora da lista de convidados.

 

ACOMPANHANTES

Tenha cuidado na hora de pensar no envio dos convites. Por exemplo, se você endereçar o convite para o “Sr. X”, fica claro que é exclusivamente para ele. Mas, se enviar para o “Sr. X e família”, você deixa em aberto a quantidade de acompanhantes que ele poderá levar.

Por isso, é muito importante prestar atenção ao o que vai estar escrito no convite e evitar a presença de convidados que você não esperava. Lembrando, sempre, que você deve convidar somente quem tem participação real na vida do casal.

 

“OBRIGAÇÕES”

Não se esqueça: você não tem a obrigação de convidar ninguém. Não se preocupe em querer agradar a todos e no que, possivelmente, vão pensar de você. Não deixe de levar em consideração as suas razões, os seus critérios e o seu bom senso para que não acabe convidando alguém só por convidar.

Isso pode fazer com o que limite da sua lista de convidados seja ultrapassado e acabe prejudicando apenas ao casal.

 

RSVP

O RSVP – Réspondez S’il Vous Plaît, expressão em francês que significa “responda, por favor” – é válido para que o casal tenha uma noção melhor da quantidade de convidados que irão comparecer à celebração. Dessa forma, os noivos podem calcular de forma mais aproximada a quantidade ideal de alguns serviços contratados, evitando desperdícios ou a falta de algum item.

 

LISTA EXTRA

Dentro de uma lista de convidados, cerca de 20% não costuma comparecer. Levando isso em conta, deixe elaborada uma lista com convidados extras que podem vir a substituir essas ausências

Apesar de todos esses aspectos que devem ser levados em consideração, o que não vale é entrar em desespero. Lembre-se que o mais importante de tudo é o casal estar rodeado de pessoas que gosta e que retribuam com muito carinho nesse dia tão especial.

 

Espero que essas dicas ajudem você a levar esse momento com calma e cuidado.

By | 2018-01-15T12:38:56+00:00 setembro 14th, 2016|Blog|0 Comments