Home/Blog/Como escolher o espaço do casamento?

Como escolher o espaço do casamento?

Olá, Noivinha! Tudo bem? É, não adianta, todo mundo sabe que quando os noivos vão começar a planejar o casamento, eles têm aquele sonho, de fazer tudo do jeitinho que sempre imaginaram, inclusive onde vão casar. Muitas vezes, vocês simplesmente se apaixonam pela beleza de um lugar e já assinam o contrato! Mas, então, como escolher o espaço do casamento?

Mas, atenção! Muito cuidado com isso, pois antes de fechar o local, é essencial se atentar aos detalhes de como escolher o espaço do casamento e verificar diversos aspectos pra ver se ele cumpre com as suas necessidades e dos seus convidados.

Primeiro de tudo, defina o estilo da sua festa, porque ele deve condizer com o local. Será no campo, na praia, num hotel, numa casa de festas, num salão…? A partir daí, faça uma lista dos seus espaços preferidos, visite todos eles e tenha anotado tudo sobre cada um deles.

Como escolher o espaço do casamento?

CAPACIDADE

A lista de convidados é algo que deve ser vista logo no inicio do planejamento do seu casamento. Mas, mesmo que você, no momento de fazer a escolha do espaço, não tenha uma lista definitiva, você deve ter em mente um número limite de convidados.

Assim, não se esqueça que o espaço deve acomodar a todos de maneira confortável, com lugares para sentar, afinal, deixa-los todos “apertadinhos” não é legal, né? Além disso, é muito importante que haja espaço entre as mesas e na saída da cozinha para o salão para que os garçons possam circular livremente, sem que ocorram acidentes e o serviço seja prejudicado.

E lembre-se! O local deve comportar, não somente mesas e cadeiras para os seus convidados, mas, também, pista de dança, bar, mesa de doces, pontos de buffet, lounges, espaço pra banda e tudo mais que você desejar para a sua celebração.

CERIMÔNIA

A cerimônia será na Igreja ou no mesmo espaço da festa? Se forem em locais diferentes, seria ideal que a distância entre eles não seja muito grande e o acesso seja fácil. Sendo no mesmo local, verifique se há um espaço diferenciado ideal para a cerimônia e a festa, onde seja possível acomodar todos os convidados e montar a estrutura necessária.

Não deixe de perguntar nada!

ESTRUTURA

Sobre a estrutura, são muitos os detalhes que devem ser verificados quando você pensa em como escolher o espaço do casamento. Atenção!

  • O espaço tem estacionamento no local ou perto? Qual é a capacidade? O espaço oferece o serviço de vallet ou é necessário que você contrate por fora? Isso vai deixar os seus convidados tranquilos, sabendo que eles vão poder ir de carro, estacionar e ficarem despreocupados.
  • Quando for fazer a escolha do espaço, não deixe de averiguar os banheiros durante a visita. Por mais que a decoração da festa esteja incrível, não é nada agradável, nem pra você e nem pros seus convidados, ter que usar um banheiro anti-higiênico. E, claro, pergunte se há o serviço de apoio ao banheiro durante a festa e se está incluso no preço do aluguel.
  • Se preocupar com a acessibilidade do local é muito importante! Veja se eke tem muitas escadas, elevadores, rampas, tudo que possa influenciar na ida dos seus convidados idosos ou portadores de necessidades especiais.
  • O espaço tem geradores próprios? Quais são os pontos de luz? Analise toda a parte elétrica e veja se há a necessidade de alugar um gerador, pois, a última coisa que você quer é que falte luz durante a sua celebração, não é mesmo?
  • O local oferece mesas, cadeiras, entre outros móveis? Se sim, já estão inclusos no valor do aluguel? Caso o espaço não possua, lembre-se que você terá que alugar todo o mobiliário por fora.
  • Verifique se o espaço possui equipe de segurança, limpeza e recepção, ou se você deve contratar por fora.
  • Alguns espaços fecham parcerias com profissionais, então, quando você aluga o local, você fecha um pacote com DJ, decoração, buffet, fotógrafo, etc. Sendo assim, não deixe de verificar se eles se encaixam no seu perfil e pesquise sobre o serviço oferecido. Mas, caso você sonhe em contratar aquela decoradora, verifique se podem entrar profissionais de fora livremente ou se é cobrada uma taxa para isso.
  • Salas de apoio são muito importantes, tanto para os noivos, quanto para os profissionais que estão trabalhando. Não deixe de perguntar se é possível disponibilizar essas áreas antes, durante e após o evento.

HORÁRIO

Atenção ao horário estipulado e fechado em contrato! Verifique a possibilidade de haver hora extra e o custo, caso isso aconteça. Deixe previamente acertado com o espaço, buffet e cerimonial.

Uma questão muito importante, também, é averiguar sobre os horários de montagem e desmontagem. Geralmente, os fornecedores chegam bem cedo no dia do evento para que dê tempo de montar tudo e saem algumas horas após o término. Não deixe de perguntar se essa permanência extra gera custos.

ACESSO

Como escolher o espaço do casamento requer muita atenção, cuidado para não deixar de levar em consideração se o acesso até ele é fácil. Independente da distância, o caminho deve ser bem sinalizado e com ruas bem indicadas. Esse é um aspecto em que, se bem pensado, todos saem ganhando!

CLIMATIZAÇÃO

Um detalhe muito importante na hora de pensar em como escolher o espaço do casamento é se o clima da época do ano em que você vai casar condiz com o local que você escolheu.

Se está muito quente, é imprescindível que o ambiente tenha um ar condicionado que tenha uma potência adequada ao tamanho do local. Se está um clima mais frio, seria bom evitar fazer ao ar livre.

De uma forma ou de outra, não seria legal ver os seus convidados indo embora mais cedo ou se sentindo mal por causa da climatização, não é?

FOTOS EXTERNAS

Sonha em tirar fotos externas depois da cerimônia? Então, não deixe de ver se existe uma boa opção de lugar perto do espaço que você escolheu ou até mesmo uma área a parte dentro dele mesmo! Não ir pra longe pra fazer essa sessão de fotos é prático pro casal e pro fotógrafo. E, além disso, quanto mais tempo de festa você tiver, melhor!

ASPECTOS LEGAIS

Questões contratuais e legais não são tão divertidas, mas são muito importantes e merecem muita atenção! Não deixe de perguntar se o espaço possui alvará de funcionamento, sem essa licença, ele não pode oferecer seus serviços.

Esteja completamente ciente das formas de pagamento, normas de cancelamento de contrato e regulamento interno do espaço. O regulamento, inclusive, deve ser passado, também, para os fornecedores que você contratar para atender ao seu evento.

Pois é, são muitos detalhes mesmo que devem ser considerados quando você começa a ver como escolher o espaço do casamento.

Pode ser difícil conciliar todos eles, então, uma dica é elaborar uma lista de prioridades. Com calma, visite todos os espaços, faça listas de prós e contras, anote todos os detalhes e não deixe de perguntar nada antes de tomar uma decisão definitiva.

Espero que essas dicas ajudem você a escolher o espaço perfeito para fazer o seu casamento!

By | 2016-09-14T17:38:34+00:00 setembro 14th, 2016|Blog|0 Comments