Home/Blog/Como escolher a data do casamento – O dia certo!

Como escolher a data do casamento – O dia certo!

Quando alguém diz que vai casar, uma das primeiras perguntas que se fazem é “quando vai ser o casamento?”, não é mesmo? E essa é uma pergunta bastante justa! A primeira coisa que você pensa quando vai começar a planejar o seu grande dia é como escolher a data do casamento.

Dependendo do clima, datas comemorativas, feriados e outros aspectos, ela influencia no estilo da sua festa, decoração, buffet, trajes e até mesmo na sua viagem de lua de mel. Então, é a partir dessa decisão feita que será possível começar a ver esses e outros tantos detalhes.

Como escolher a data do casamento

Dicas para fazer a escolha da data perfeita, mês por mês!

JANEIRO

O mês de Janeiro é um dos meses menos procurados pelos noivos para casar, então, as Igrejas e os outros serviços que têm que ser contratados têm mais datas disponíveis, e os fornecedores ficam mais inclinados a dar descontos, o que torna as negociações mais fáceis. Caso você decida fazer o seu casamento nesse mês, dê preferência a locais fechados e bem climatizados, por ser uma época bastante quente e com riscos de chuva. Mas, se fizer questão que seja ao ar livre, você e seus convidados, com certeza, irão curtir um belo pôr do sol! Vale lembrar que esse é um mês de alta temporada, ou seja, se for ter o seu Dia da Noiva em um hotel, reserve com antecedência.

FEVEREIRO

Fevereiro também não é um dos meses mais populares. É um mês em que o calor ainda é intenso, com chuva frequente e, claro, tem Carnaval. Então quando for pensar em como escolher a data do casamento, lembre que esse é um período do ano onde, independente do seu gosto pela folia, muitas pessoas viajam, seja para curtir em outro lugar ou para dar uma fugida. Para as noivinhas que gostam de flores tropicais e com aroma, esse é o mês da Angélica.

 

MARÇO

Março é um ótimo mês para quem quer uma decoração florida, especialmente, com orquídeas. Além disso, sendo o fim da alta temporada, você tem a chance de economizar na sua lua de mel, o que influencia em como escolher a data do casamento. Mas, como um contra, temos, também, as famosas águas de março. Cuidado com casamentos ao ar livre!

 

ABRIL

Abril não é um mês bastante concorrido para a escolha da data e é ideal para quem quer casar no campo, na praia, ao ar livre. O clima é ameno e com pouquíssimas chances de chuva.

 

MAIO

Nessa época, as flores são mais caras, o que tem feito com que os noivos acabem fugindo desse mês ao analisar como escolher a data do casamento. Então, apesar de não ser mais considerado o mês das noivas, essa fama ainda existe e influencia nos preços e na disputa por datas. Por isso, se vai casar em Maio, reserve os locais da sua cerimônia e festa com antecedência! A temperatura nesse mês é ótima e as flores como aster, cravina, cravo, crisântemo, orquídeas cymbidium, gipsófila, gladíolo, rosa e tango são ótimas opções.

 

JUNHO 

Em Junho as temperaturas já deram uma caída, então, uma ideia que agrada aos convidados é servir bebidas e pratos quentes. Para as noivinhas que gostam, Junho é o mês das tulipas. O clima é ideal e os valores, mais baratos. Mas, outras opções de flores são a angélica, orquídea, strelitzia, tulipa e chuva de prata.

 

JULHO

Como Julho é um mês mais frio, prefira ambientes fechados, que protejam você e seus convidados do clima. Para as noivinhas, é uma ideia investir em vestidos mais fechados que, inclusive, são super elegantes! Compor o buffet com bebidas como o vinho e comidas como massas e caldos, é uma opção que costuma agradar a todos nessa época do ano. Flores como a hortência e o copo de leite estão em alta nesse mês.

 

AGOSTO

Ao pensar “como escolher a data do casamento”, o mês menos procurado pelos noivos é o de Agosto, pela sua má fama de “mês do desgosto”. Então, a disponibilidade de datas é maior nesse período. Como vantagem, para as noivas, é a época da troca de coleção dos vestidos, então, vale pesquisar e pechinchar os preços! Além disso, é um mês sem feriados e o clima é seco, sendo uma boa opção para casamentos ao ar livre. E Agosto é, também, época do copo de leite.

 

O mês mais disputado!

 

SETEMBRO

Setembro é o mês mais concorrido,o mais buscado pelos noivos quando param para decidir e pensar como escolher a data do casamento, sendo considerado, atualmente, o mês das noivas. É primavera, uma estação romântica, é uma época de flores vastas – o que barateia os custos –, ótimo para casamentos ao ar livre e diurnos. Então, não deixe de reservar a data e os outros serviços com antecedência, evite imprevistos! E, além do mais, como é um mês muito procurado, vale lembrar que os custos tendem a aumentar.

 

OUTUBRO

Outubro é uma ótima opção para quem quer casar ao ar livre, o clima é ideal e com poucas chances de chuva. Para as noivinhas que curtem, é o mês dos lírios, dália e girassol.

 

NOVEMBRO

Esse período do ano não é o mais ideal para casamentos ao ar livre por ter um clima quente e com grandes possibilidades de chuva. Em Novembro temos dois feriados, fiquem atentos à que dia da semana eles caem. Para as noivinhas que gostam das lavandas, esse é o mês! Além disso, Novembro é o mês em que as pessoas recebem o 13º, o que pode deixar os seus convidados com uma folga maior para despesas com a locomoção, roupas, entre outras.

 

DEZEMBRO

Dezembro é o mês do Natal, Ano Novo, diversas confraternizações e festas comemorativas, ou seja, as pessoas costumam ter muitos compromissos nessa época do ano. É essencial que os convites sejam distribuídos com antecedência para que os seus convidados possam se organizar. Dê preferência a locais fechados e bem climatizados, pois o calor é intenso e pode até mesmo prejudicar a durabilidade dos doces. Mas, caso opte por um casamento ao ar livre, não deixe de colocar toldos. Como ótima opção de flor, esse período é rico em lírios brancos. Além disso, Dezembro é, também, mês de recebimento do 13º.

 

Vimos que são muitos detalhes que podem influenciar quando chega a hora de saber como escolher a data do casamento. É uma missão que requer bastante atenção e cuidado. Espero que essas dicas ajudem vocês a escolher a data perfeita para o seu grande dia!

By | 2016-09-14T17:42:20+00:00 setembro 14th, 2016|Blog|0 Comments